Mídias OOH

Outdoor

O outdoor é o tipo de mídia OOH mais conhecido e utilizado, pois possui muitas vantagens, como o baixo custo e a alta durabilidade. Fonte: Portal Neurônio.

O outdoor é um velho conhecido de quem anuncia em mídia OOH e, ao contrário do que se possa pensar, tem algumas diferenças em relação ao frontlight . Ele possui um formato padrão com 9 metros de largura e 3 metros de altura e, na grande parte das vezes, a estrutura é construída em madeira.

Essa é mídia exterior mais popular em todo o mundo com uma utilização principalmente urbana. Em geral, o tempo de contratação mínimo é de 14 dias e a comunicação pode ser realizada com papel (para as campanhas de menor duração) ou com lona (campanhas de maior duração). Em alguns casos, também pode-se usar apliques em madeira.

Vantagens

O outdoor possui muitas vantagens que tornam sua utilização tão popular, como:

  • mídia de baixo custo e alto poder de recall graças ao seu impacto visual;
  • ótima frequência de exposição e cobertura;
  • funciona de maneira eficaz na exposição de qualquer tipo de anúncio (lançamentos, promoções, campanhas institucionais, complementação de outras mídias etc.);
  • pode contar com uma exposição regional, local ou nacional;
  • boa qualidade de impressão;
  • alta durabilidade;
  • possibilidade de reutilização;
  • como a exposição é bi-semanal (ou seja, a cada 14 dias) existe maior possibilidade para anúncios rotativos, como promoções, liquidações ou de produtos que exigem mais velocidade de comunicação;
  • mídia compulsória (ou seja, não pode ser “desligado”, qualquer um que estiver passando pelo local acabará consumindo a propaganda).

Porém, quando comparado a outras mídias OOH (como o frontlight e o backlight, citados anteriormente), o outdoor conta com alguns pontos negativos, como:

  • em determinadas regiões existe uma aglomeração muito grande de outdoors gerando poluição visual e impedindo a transmissão correta da mensagem;
  • pode ser difícil encontrar uma boa localização, justamente porque é considerado uma mídia barata e existem anunciantes que locam o mesmo espaço com contratos de meses e até anos;
  • no caso de outdoor de papel, a época de chuva pode ser um problema, danificando a mensagem a ser transmitida.

Dicas

A principal dica está na escolha da localização do outdoor. Em geral, são mais caros aqueles pontos em que há uma grande quantidade de carros ou de pessoas transitando na área. Assim, antes de fechar contrato, busque se informar solicitando:

  • fotos do outdoor;
  • endereço completo e mapa de localização;
  • quantidade de veículos que passam diariamente na frente do outdoor;
  • estabelecimentos próximos (supermercados, parques, terminais de ônibus, shopping etc.);
  • ângulo do outdoor em relação à via;
  • engarrafamento na rua;
  • distância do outdoor em relação à passagem de pedestres;
  • proximidade com outros outdoors da mesma empresa (para combinar uma mensagem publicitária) ou de concorrentes (para entender o nível de poluição visual do local);
  • presença de postes, fiações, árvores, placas, letreiros, faixas e fachadas que impeçam a boa visualização do outdoor.

Além dessas, as dicas que demos para frontlight e backlight também são válidas para outdoors, como: mensagens curtas, fontes de boa visualização, imagens com alta resolução, cores contrastantes etc.